CMDPD Carteira de Identificação da Pessoa com TEA é lançada no Paraná

 

Publicado em: 24/08/2021 14:25

Whatsapp

 

 

Carteira de Identificação da Pessoa com TEA   é lançada no Paraná

O Governo do Estado do Paraná, através do Departamento de Políticas para Pessoa com Deficiência da Sejufparana e a Secretaria de Segurança - Instituto de Identificação do Paraná implantou a inclusão do símbolo da fita "quebra-cabeças" , que representa o Transtorno do Espectro Autista - TEA no novo modelo de carteira de identidade.  O documento que já é emitido pela Polícia Civil do Paraná desde de janeiro, permite também a inclusão dos símbolos das pessoas com deficiências visual, intelectual, auditiva e física, número do título de eleitor, numeração da carteira de trabalho, cpf, carteira nacional de habilitação, tipo sanguíneo, observação de enfermidades ou condição particular de saúde mediante a apresentação de laudo, como, por exemplo, câncer, diabetes, entre outros.

A inclusão do símbolo e das informações na nova carteira de identidade possibilita que o cidadão tenha um documento de identificação individualizado, minimizando o risco de vida e facilitando o atendimento em caso de emergências. Também garante as prioridades legais e o exercício de direitos destas populações com tantas particularidades.

Assim que o Instituto de Identificação do Paraná (IIPR) retomar os atendimentos suspensos devida à pandemia do coronavírus, a nova versão da carteira de identidade já poderá ser solicitada.

Para maiores informações acesse aqui.

Confira os documentos necessários, a possibilidade de símbolos e observações que podem ser incluídos no novo modelo de carteira de identidade clicando no link: http://www.institutodeidentificacao.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=113#documentos

Fonte: DOCD/SEJUF