CMC CMC participa da premiação do Projeto Irati em Imagens 2021

 

Publicado em: 09/08/2021 10:38

Whatsapp

 

CMC participa da premiação do Projeto Irati em Imagens 2021

Na noite da última sexta-feira (06/08), foi realizada na Casa da Cultura a cerimônia de premiação do Projeto Irati em Imagens 2021, desenvolvido pela Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná (ALACS), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico de Irati. Foram premiados os três primeiros colocados de cada categoria do concurso fotográfico Padre Tadeu Dziedzic, e os três primeiros colocados do concurso de vídeos João Wasilewski.

O Conselho Municipal de Cultura (CMC) de Irati – Paraná contou com diversos membros de sua diretoria e composição presentes na ocasião. O presidente do CMC, Leonardo Schenato Barroso, foi convidado para entregar certificado, troféu e cheque para os primos Gustavo Svereda e Luiz Henrique Svereda da Rosa, premiados com o 3º lugar no concurso João Wasilewski com o vídeo intitulado "Cine Theatro Central, uma viagem ao passado" (Foto 01). Em postagem nas redes sociais, Leo Barroso fez menção aos diversos artistas da família Svereda, com destaque para Silvia Maria Esmanhotto Svereda, avó dos dois premiados, que foi recentemente reconhecida pela ALACS com o prêmio “Colmeia de Ouro” pela sua atuação de destaque em múltiplas formas de Arte e Cultura.

Outros dois membros da Diretoria do CMC, a 1ª secretária Elenita Chuproski e o 2º secretário Herculano Batista Neto, estiveram conduzindo o cerimonial (Foto 02). Ela, enquanto servidora da Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico, e ele enquanto Presidente da ALACS. Herculano foi também homenageado durante o evento, enquanto idealizador do Projeto Irati em Imagens, que chegou em 2021 à sua décima edição.

Quem também obteve destaque foi Rafael Zentil Buss, membro da Sociedade Civil pela Comissão de Artes Visuais, que já havia sido vitorioso na categoria Fotos Atuais do concurso fotográfico Padre Tadeu Dziedzic em 2019, e, portanto, autor da foto que ilustrou esta edição do Projeto Irati em Imagens. Em 2021, Buss obteve o segundo lugar na mesma categoria (Foto 03).

Estiveram também presentes os representantes governamentais do CMC: Fernanda Pereira Santos; Ewerton Hraber; e o ex-prefeito Alfredo Van der Neut. A cerimônia contou ainda com a presença de diversas autoridades representando o Executivo e o Legislativo do município.

CRÉDITOS DAS FOTOS:

Foto 01:

Everton Luis Svereda

Foto 02 e Foto 03:

Rodolfo Aziliero Duda

--

CMC
Conselho Municipal de Cultura
Irati - Paraná

Imagens