COMTUR Prefeitura e Comtur realizam mapeamento do turismo rural

 

Publicado em: 02/08/2021 14:05

Whatsapp

 

Prefeitura e Comtur realizam mapeamento do turismo rural

Desde o mês de junho, um grande trabalho a campo vem sendo realizado para fortalecer o turismo rural pelo Conselho Municipal de Turismo de Irati em parceria com a Prefeitura de Irati, por meio do Departamento de Turismo e a Secretaria de Agricultura. A equipe está visitando propriedades rurais do município com o objetivo de mapear, catalogar e incentivar a formalização e o cadastramento no Cadastur, que oferece atividades de lazer e turismo. Além disso, também é levada a oferta de cursos de capacitação oferecidos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), gratuitamente, aos interessados.

“Rica em belezas naturais e com o empreendedorismo, cada vez mais aflorado dos agricultores, a zona rural de Irati apresenta dezenas de pontos e lindas propriedades que podem ser exploradas para a criação de um roteiro turístico”, destaca a turismóloga Samanta Santos. Para a equipe a frente deste projeto, o primeiro passo para que todos possam ganhar a curto, médio e a longo prazo, é conhecer a realidade, junto ao potencial do setor.

Atividades

No dia 15 de junho, foi visitado o Recanto das Jabuticabeiras, localizado no Lageadinho, cerca de 5 Km do centro de Irati, 10 minutos de carro. A equipe também passou pelo Pague e Pesque Schereider, localizado na estrada para São Lourenço, cerca de 3,5 Km do centro de Irati, 7 minutos de carro.

Na terça-feira (20), as visitas foram realizadas no Pague e Pesque do Polaco e Pague e Pesque Piscinas Duda, que estão no Pirapó, cerca de 22 Km do centro de Irati, 27 minutos de carro do centro da cidade, sendo 20 Km asfaltados.

A equipe pretende dar continuidade nas visitas. “Irati tem enorme potencial para explorar o turismo rural. Temos maravilhas espalhadas pelo interior que, infelizmente, ainda são pouco exploradas. A comunidade é empreendedora e acreditamos que, se todos os entes estiverem unidos, possamos crescer cada vez mais. Com consciência ambiental, coragem e união de esforços entre os fomentadores do turismo na região, podemos nos tornar um ponto de referência no Estado. Basta acreditar”, ressalta Samanta.

O que é o Cadastur

O Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, é o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico. É obrigatório para Meios de Hospedagem, Agências de Turismo, Transportadoras Turísticas, Organizadoras de Eventos, Parques Temáticos, Acampamentos Turísticos e Guias de Turismo-MEI (Microempreendedor Individual). Outras atividades podem ser cadastradas em caráter opcional. O cadastro permite ao prestador atuar, legalmente, de acordo com a Lei do Turismo, por meio da emissão do Certificado Cadastur, assim como oferece benefícios aos cadastrados.

O cadastro garante diversas vantagens e oportunidades de negócios aos seus cadastrados e é também uma importante fonte de consulta para o turista, proporcionando maior confiabilidade por parte dos usuários (turistas e visitantes).

Fonte:

SECOM IRATI 
Secretaria Municipal de Comunicação Social 
Prefeitura de Irati - Paraná